Warning: Use of undefined constant ĎWP_MEMORY_LIMITí - assumed 'ĎWP_MEMORY_LIMITí' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/23/28/cloudcomputingbrasil/public_html/wp-config.php on line 42

Warning: Use of undefined constant í128Mí - assumed 'í128Mí' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/23/28/cloudcomputingbrasil/public_html/wp-config.php on line 42
Multicloud - Benefícios, desafios e riscos - Cloud Computing Brasil

Multicloud РBenefícios, desafios e riscos

Multicloud РBenefícios, desafios e riscos

Estudo conduzido pelo MIT Technology Review Custom a pedido da VMware destaca os maiores desafios das estrat√©gias de uso de m√ļltiplas nuvens para mais de 1,3 mil executivos de TI

V√°rios fatores est√£o determinando o movimento para um ambiente multicloud: aprisionamento tecnol√≥gico, soberania de dados, inova√ß√£o e necessidade de servi√ßos espec√≠ficos de aplica√ß√Ķe. Mas essa estrat√©gia tamb√©m tem esbarrado em alguns obst√°culos, t√©cnicos e gerenciais, muitas vezes dif√≠ceis de transpor. Entre eles est√£o problemas com o legado, gerando inconsist√™ncias nos processos e nos ambientes, e maiores preocupa√ß√Ķes com a seguran√ßa.

Em resumo, s√£o esses os resultados do estudo ‚ÄúAfter Deployment Storms, Skies Turn Sunny For Multi-Cloud Environments‚ÄĚ (‚ÄúAp√≥s a tempestade da implementa√ß√£o, os c√©us se abrem para ambientes multicloud‚ÄĚ, em tradu√ß√£o livre), conduzido pelo MIT Technology Review Custom a pedido da VMware, para analisar a atitude de mais de 1,3 mil tomadores de decis√Ķes globais de TI de grandes empresas.

Muitas das organiza√ß√Ķes onde esses executivos trabalham s√£o empresas na vanguarda da alavancagem de novas tecnologias. O estudo revela que a ado√ß√£o do modelo multicloud foi determinante para ajud√°-las a atender as altas demandas da economia digital de hoje. Elas s√£o a prova viva de que, embora existam desafios inerentes √† implementa√ß√£o, os benef√≠cios come√ßam logo em seguida e apenas melhoram ao longo do tempo.

multicloud

‚ÄúA corrida para a transforma√ß√£o digital tem impulsionado a necessidade das empresas de acelerar a entrega de aplica√ß√Ķes, ao mesmo tempo em que se tornam mais inovadoras e com processos √°geis‚ÄĚ, aponta Ajay Patel, vice-presidente s√™nior de desenvolvimento de produtos para Cloud Services da VMware. “Com a digitaliza√ß√£o mudando a forma como as ind√ļstrias operam, as organiza√ß√Ķes t√™m buscado cada vez mais nuvens para suportar suas opera√ß√Ķes e se tornarem mais seguras, inovadoras, eficientes e √°geis”, completa o executivo.

multicloud1

O estudo atesta também que a jornada para um ambiente multicloud é longa. Requer preparação, uma atitude positiva e habilidade para coordenar pessoas e recursos.

Foram identificadas tr√™s fases distintas da ado√ß√£o de infraestrutura multicloud – organiza√ß√Ķes iniciantes, com menos de um ano de implementa√ß√£o multicloud, com dois a cinco de implementa√ß√£o e com seis anos ou mais.

Os desafios do primeiro ano est√£o mais relacionados com a compreens√£o e a integra√ß√£o das novas tecnologias com os sistemas legados. Os quatro anos seguintes requerem paci√™ncia. √Č a etapa que vai exigir mudan√ßas abrangentes em toda a organiza√ß√£o, n√£o s√≥ em rela√ß√£o √†s tecnologias em uso, como tamb√©m em rela√ß√£o a pol√≠ticas, pessoal e processos de neg√≥cios que, ao longo do tempo, transformam toda a organiza√ß√£o.

No ciclo final de ado√ß√£o as organiza√ß√Ķes emergem digitalmente transformadas pela nuvem. Nesta fase, expressam maior confian√ßa na seguran√ßa. Al√©m disso, s√£o capazes de reagir com mais agilidade e colocar os produtos no mercado de forma mais r√°pida, exigindo novos processos de neg√≥cios – como planejamento e gerenciamento de projetos – para alavancar as novas capacidades organizacionais fornecidas pela nuvem. Essas organiza√ß√Ķes j√° t√™m uma mentalidade estrat√©gica de “cloud-first” e est√£o preparadas para a ado√ß√£o de tecnologias avan√ßadas, como IA e IoT.

multicloud5

“Portanto, √© preciso para uma abordagem multicloud bem-sucedida, que n√£o s√≥ permite que as empresas percebam os verdadeiros benef√≠cios da nuvem, mas tamb√©m as ajude a capitalizar as tecnologias emergentes para gerir um neg√≥cio competitivo e bem-sucedido. As organiza√ß√Ķes est√£o no caminho certo para, com o tempo, colher os benef√≠cios completos e de longo prazo dos ambientes multicloud”, afirma Ajay Patel.

Nos resultados da pesquisa, os líderes de TI compartilharam ainda aprendizados inesperadas e críticas em relação à gestão do modelo multicloud.

Entre as principais descobertas do estudo est√£o:

1 – Organiza√ß√Ķes devem superar os desafios t√©cnicos da multicloud
Embarcar na adoção multicloud vem com desafios técnicos inerentes.

– Mais da metade (57%) dos entrevistados citou os desafios t√©cnicos e a demanda por novas habilidades e pessoas como pontos inesperados do gerenciamento de m√ļltiplas nuvens;

РOs entrevistados ressaltaram a integração de sistemas legados (62%) e a compreensão da nova tecnologia (61%) como os desafios mais difíceis do processo;

– As dificuldades na migra√ß√£o, o gerenciamento de dados de uma nuvem para outra, de modo que todos os dados sejam acess√≠veis, e a perda de informa√ß√Ķes tamb√©m foram muito mencionados, o que mostra qu√£o importante √© o planejamento.

multicloud2

2 РGerenciamento de mudanças é essencial na preparação de equipes para a adoção da nuvem
Além dos desafios associados à tecnologia, os entrevistados confirmaram que mudar para um ambiente de nuvem afeta pessoas e processos.

– Os pontos mais afetados pela ado√ß√£o da nuvem foram governan√ßa de dados (26%), habilidades (22%), pol√≠ticas (16%), aumento ou redu√ß√£o de equipe (16%), n√ļmero de poss√≠veis fornecedores (15%) e aumento no erro humano (7%);

РO conselho dos usuários experientes para quem deseja migrar para a nuvem é realizar pesquisas e desenvolver um planejamento extenso, que garanta o alinhamento e uma perspectiva positiva sobre as mudanças que virão;

– As mudan√ßas feitas pelas organiza√ß√Ķes como resultado da ado√ß√£o de m√ļltiplas nuvens incluem: protocolos de seguran√ßa (70%), capacita√ß√£o do pessoas (64%), planejamento de or√ßamentos (64%), processos (63%), pessoas (53%) e cultura (53%).

multicloud6

multicloud7

3 – O sucesso da nuvem melhora com o tempo
As organiza√ß√Ķes est√£o sempre em uma curva de aprendizado quando se trata de ado√ß√£o de tecnologias como a Internet das coisas (IoT). De acordo com o estudo, ter uma experi√™ncia prolongada com a nuvem influencia positivamente a forma como as organiza√ß√Ķes v√™em e usam a tecnologia.

– Em seu primeiro ano de ado√ß√£o multicloud, os entrevistados avaliaram a import√Ęncia dos benef√≠cios da nuvem de forma menos positiva do que os usu√°rios experientes – com seis ou mais anos no mercado;

РA diferença mais drástica foi com relação à segurança da nuvem (70,3% dos novos adotantes versus 91,3% dos usuários experientes) Рuma diferença de 21%;

РOutras mudanças significativas de perspectiva entre os novos adotantes e os usuários experientes são os benefícios da escalabilidade (64,8% para 80,1%: uma variação de 15,3%), agilidade aumentada (68,9% para 83,5%: diferença de 14,6%) e privacidade de dados (74,4% para 88,6 uma variação de 14,2%), respectivamente;

РCuriosamente, os benefícios associados à eficiência tiveram a menor variação: 5,1% (de 83,8% para 88,9, após seis anos).

multicloud8

Fonte: (http://cio.com.br/tecnologia/2018/01/07/adocao-de-multicloud-requer-mudancas-abrangentes-para-gerar-resultados)

Da Redação
Publicada em 07 de janeiro de 2018 às 10h27

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0