Warning: Use of undefined constant ĎWP_MEMORY_LIMITí - assumed 'ĎWP_MEMORY_LIMITí' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/23/28/cloudcomputingbrasil/public_html/wp-config.php on line 42

Warning: Use of undefined constant í128Mí - assumed 'í128Mí' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/23/28/cloudcomputingbrasil/public_html/wp-config.php on line 42
O que é servidor blade? - Cloud Computing Brasil

O que é servidor blade?

O que é servidor blade?
Os servidores blade, ou blade servers em ingl√™s, est√£o se tornando cada vez mais populares. Trata-se de um formato que visa aumentar ainda mais a densidade dos servidores, permitindo o compartilhamento de componentes em comum, como discos √≥pticos e fontes de alimenta√ß√£o. Esses servidores s√£o constru√≠dos para a montagem em prateleiras, assim como outros modelos de servidores. A diferen√ßa, no entanto, √© que o blade pode ser introduzido em um espa√ßo menor devido ao seu design diferenciado, sendo uma solu√ß√£o para empresas que disp√Ķem de pouco espa√ßo para armazenar servidores e equipamentos de TI. Cada servidor blade √© como uma fina l√Ęmina (por isso o nome blade) que possui apenas o microprocessador, os barramentos e a mem√≥ria. Ou seja, eles s√£o diretamente utiliz√°veis por n√£o possuirem adaptadores de rede e fontes de alimenta√ß√£o. Ao inv√©s de utilizarem duas fontes para cada servidor, o gabinete onde esses servidores s√£o acoplados utilizam duas ou at√© mesmo quatro fontes de capacidade maior, al√©m de um √ļnico switch e um √ļnico KVM que s√£o compartilhados entre todos os clades. Os equipamentos que ocupam muito espa√ßo ficam, dessa forma, acomodados em um chassi ocupando apenas quatro (4U) a seis de altura (6U). Esse chassis cont√™m fonte de alimenta√ß√£o, ventoinhas para refrigera√ß√£o, interface de armazenamento, switch redundante com cabeamento de rede j√° montado e utilit√°rio de software que s√£o geralmente inclusos nesses servidores para implementa√ß√£o autom√°tica. Todos os conectores ficam agrupados em um backbone atr√°s do gabinete. Assim, os servidores s√£o encaixados como cartuchos e podem ser substitu√≠dos sem que haja necessidade do desligamento de todo o conjunto ou de outros servidores. Servidor Blade 2 Por conta de seu tamanho reduzido, os blades possuem a desvantagem de ter que utilizar processadores de baixo consumo e HDs de 2,5″. Processadores Core 2 Duo, vers√Ķes recentes do Xeon, Athlon X2, Opteron e Phenom foram amplamente colocados como substitutos dos antigos processadores da Transmeta e da VIA. Al√©m de serem mais r√°pidos, os processadores utilizados atualmente nos servidores blades s√£o mais econ√īmicos. No caso dos HDs, o tempo de acesso reduzido fez com que os modelos de 2,5″ fossem os preferidos para ser utilizados nesse tipo de servidor. As vantagens dos servidores blades ainda incluem: Menor consumo de energia; Menor custo financeiro por serem mais baratos; Ocupa√ß√£o de espa√ßo reduzido; Simplicidade na opera√ß√£o; Redu√ß√£o de poss√≠veis falhas por n√£o comportarem partes m√≥veis; Versatilidade por serem HotPlugs.

Fonte:  https://canaltech.com.br/o-que-e/o-que-e/O-que-e-servidor-blade/

 

Desvantagens

Os servidores blade s√£o servidores de processamento de alta pot√™ncia que s√£o frequentemente utilizados em configura√ß√Ķes de rede , onde mais de quatro ou cinco computadores trabalham fora de uma grade , todos ligados ao mesmo servidor. H√° muito poucas vantagens para ambientes de neg√≥cios , quando esta configura√ß√£o √© usado e muitos benef√≠cios que fazem a compra e criar valor para a maior parte. No entanto, como com qualquer configura√ß√£o tecnol√≥gica que envolve equipamentos de processamento , tamb√©m h√° desvantagens . Despesas de configura√ß√£o

A configura√ß√£o inicial de uma rede de servidores blade √© tipicamente um processo bastante complicado, geralmente porque cada fabricante diferente tem suas pr√≥prias configura√ß√Ķes e par√Ęmetros que tanto exigem o treinamento pago de uma empresa de configura√ß√£o espec√≠ficas da marca ” departamento de TI in-house ou a instala√ß√£o pago por um dos representantes do fabricante. De qualquer forma, os custos de instala√ß√£o e configura√ß√£o iniciais s√≥ s√£o suficientes para atrair um usu√°rio em potencial para perseguir outra op√ß√£o.
Utilização Unidade

Para que um servidor blade para ser adequadamente utilizado , cada um dos entalhes da l√Ęmina dispon√≠veis no suporte servidor deve conter uma l√Ęmina . Se um sistema de servidor blade √© instalado que √© capaz de realizar mais de uma d√ļzia de l√Ęminas em seu chassi e s√≥ est√° utilizando tr√™s ou quatro slots de blade, uma op√ß√£o mais barata pode ter mais do que provavelmente foi comprado . S√≥ o chassis blade pode custar de US $ 4.000 a US $ 6.000.
Tecnologia Avanços

A compra de uma unidade de servidor blade é um investimento que bloqueia um usuário em a unidade que foi comprado, sem disponibilidade para qualquer nova integração de fornecedores ou atualização de hardware. Com a taxa de velocidade que a tecnologia de servidor Рe hardware tecnológico em geral Рestá avançando , a unidade adquiriu pode muito bem se tornar obsoleto em um período de cinco anos. Além disso , se um fabricante diferente daquele que construiu a unidade adquirida introduz um novo hardware add-on que pode ser benéfico , é provável que o aparelho não será compatível com o hardware, porque nenhum equipamento de servidor blade é padronizado.

Temperatura Requisitos

L√Ęmina unidades que s√£o utilizados para o seu pleno potencial cortar pode ser um investimento de mais de US $ 50.000 para entrar. Quando um chassi de servidor blade est√° lotado e est√° sendo utilizado para o seu pleno potencial , a pr√≥pria unidade ir√° gerar uma quantidade consider√°vel de calor. Se a unidade n√£o est√° em um ambiente de clima controlado em todos os momentos , o calor produzido pode realmente causar a unidade de sofrer um colapso , tornando todo o sistema inutiliz√°vel.

Fonte:http://ptcomputador.com/Networking/internet-networking/69222.html

http://www.pcmag.com/encyclopedia/term/38745/blade-server

6 vantagens e desvantagens de servidor Blade

Prós e contras

Um dos tipos de servidor a ser utilizados pelas empresas hoje em dia √© o servidor blade. Ao contr√°rio de um stand-alone e um servidor para rack, este tipo compacto oferece mais pot√™ncia com menos espa√ßo e pode ser montado em um gabinete junto com outras l√Ęminas. E como quaisquer outros tipos de servidor, oferece benef√≠cios e tamb√©m desvantagens.

Lista de vantagens de servidores Blade

  1. gest√£o

Uma das vantagens de servidores blade é que eles são fáceis de gerenciar em termos de recursos de failover e balanceamento de carga. Embora estas também são possíveis com outros servidores regulares, um servidor blade é projetado para realizar essa tarefa. Uma vez que tem uma infra-estrutura mais magra, o trabalho se torna mais fácil e menos complicado. Além disso, é capaz de autodiagnóstico em falha de hardware caso, é mais fácil de identificar e resolver o problema.

  1. fácil instalação

Um servidor blade √© o menor tipo de servidor que √© f√°cil de configurar. Ao contr√°rio do rack padr√£o e servidores aut√īnomos, o servidor blade cont√©m apenas a CPU, RAM, adaptadores de rede e portas de e/s integradas. Os outros componentes, como os equipamentos de refrigera√ß√£o e armazenamento e poder de conversores s√£o no chassi. Este constru√≠do torna mais f√°cil para colocar o servidor em um local ideal. Isto tamb√©m permite minimalismo e sala do servidor mais organizada. Cabeamento √© tamb√©m uma vantagem quando se trata de usar servidores blade, uma vez que menos requisitos de cabeamento s√£o necess√°rios em oposi√ß√£o a v√°rios servidores aut√īnomos que precisam ser conectados a uma rede.

  1. facilidade de consolidação

Outro benef√≠cio de servidores blade √© a √ļnica que √© necess√°ria para abrigar v√°rios servidores. Isto √© em cima de outras conveni√™ncias como armazenamento e manuten√ß√£o de cabeamento. Desde que estes v√°rios servidores s√£o capazes de compartilhar componentes e fonte de energia, consolida√ß√£o de outros recursos tais como armazenamento e equipamento √© poss√≠vel.

Lista de desvantagens de servidores Blade

  1. clima controle

Ao contr√°rio dos servidores aut√īnomos que podem ser colocados em todo o edif√≠cio e n√£o t√™m exig√™ncias espec√≠ficas quando se trata de controle de temperatura, servidores blade t√™m a tend√™ncia a aquecer. Isto √© porque eles s√£o t√£o poderosos que que podem produzir muito calor. Se n√£o h√° nenhum calor adequado e sistema de arrefecimento, servidores blade podem quebrar e ficar danificados.

  1. os custos

Configurar os servidores de l√Ęmina, de compra para configura√ß√£o, n√£o √© barato. Isso vai depender do modelo e marca de servidor blade uma empresa pretende usar, e isso tamb√©m incluiespecifica√ß√Ķes em termos de defini√ß√Ķes de configura√ß√£o. Al√©m disso, h√° tamb√©m os custos de treinamento para funcion√°rios e os custos de instala√ß√£o que v√™m com a afina√ß√£o. Os custos iniciais s√£o elevados e os custos de manuten√ß√£o tamb√©m s√£o esperadas.

  1. a desvalorização

Como qualquer dispositivo de computador e equipamento, haverá outras marcas e modelos que estarão disponíveis no mercado, em apenas alguns meses. Dito isto, há uma alta probabilidade de que o servidor blade estará desatualizado e menosprezará após um período de uso. E se uma atualização é necessária, além de incorrer em custos adicionais, o hardware a ser adicionado pode não ser compatível com a unidade existente.

Servidores blade s√£o apropriados para algumas empresas, mas n√£o podem ser uma op√ß√£o para os outros. √Č por isso que √© importante conhecer as vantagens e desvantagens de usar um para determinar se esta √© a escolha correta para uma determinada empresa

 

Fonte:http://connectusfund.org/6-advantages-and-disadvantages-of-blade-server

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0