Warning: Use of undefined constant ĎWP_MEMORY_LIMITí - assumed 'ĎWP_MEMORY_LIMITí' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/23/28/cloudcomputingbrasil/public_html/wp-config.php on line 42

Warning: Use of undefined constant í128Mí - assumed 'í128Mí' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/23/28/cloudcomputingbrasil/public_html/wp-config.php on line 42
Replicação de dados síncrona vs replicação de dados assíncrona - RPO (Recovery point objective)

Replicação de dados síncrona vs replicação de dados assíncrona

Replicação de dados síncrona vs replicação de dados assíncrona

A replica√ß√£o √© usada como um servi√ßo de prote√ß√£o de dados cr√≠ticos. Se um centro de dados cai por qualquer motivo, o processo de replica√ß√£o feito antes dele ajuda na recupera√ß√£o dos dados de um desastre. Como resultado, nos √ļltimos tempos, a replica√ß√£o provou ser o m√©todo de transfer√™ncia e prote√ß√£o de dados mais adequado e √°gil em ambientes de TI cada vez mais virtualizados.

Existem dois tipos de replicação: síncrona e assíncrona.

Replicação assíncrona:

Os dados s√£o gravados em um site (local) prim√°rio e secund√°rio.

Os dados chegam ao destino de replica√ß√£o do host de replica√ß√£o com um atraso, variando de quase instant√Ęneo a minutos ou mesmo horas. Se a replica√ß√£o estiver sendo feita para um data center geograficamente separado, a replica√ß√£o ass√≠ncrona √© considerada eficaz, pois trabalha de forma coesa com lat√™ncia da rede e √© tolerante √† largura de banda. Por esse motivo, alguns especialistas em armazenamento chamam esse m√©todo de “Armazenar e encaminhar”.

O objetivo do ponto de recupera√ß√£o da replica√ß√£o s√≠ncrona √© quase “zero”.

Replicação síncrona:

Os dados são gravados na área primária e secundária ao mesmo tempo. Portanto, os dados permanecem idênticos e atuais em ambas as fontes.

O processo funciona rapidamente com pequena margem de erro.

O objetivo do ponto de recuperação da replicação assíncrona o RPO (Recovery point objective) é de 15 minutos a algumas horas.

Qual é o melhor?

Depende realmente do projeto.

Para replica√ß√£o de longa dist√Ęncia, a replica√ß√£o ass√≠ncrona pode ser a √ļnica op√ß√£o.

Para a replicação de dados sem erros, síncrono é a melhor resposta.

Ass√≠ncrono √© mais econ√īmica, quando comparado √† replica√ß√£o s√≠ncrona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0