Warning: Use of undefined constant ‘WP_MEMORY_LIMIT’ - assumed '‘WP_MEMORY_LIMIT’' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/23/28/cloudcomputingbrasil/public_html/wp-config.php on line 42

Warning: Use of undefined constant ’128M’ - assumed '’128M’' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/5/23/28/cloudcomputingbrasil/public_html/wp-config.php on line 42
Armazenamento Peer-to-Peer em nuvem promete segurança e confiabilidade

Armazenamento Peer-to-Peer em nuvem promete segurança e confiabilidade

Armazenamento Peer-to-Peer em nuvem promete segurança e confiabilidade

Vários novos serviços de armazenamento em nuvem peer-to-peer estão começando a aparecer no mercado, alegando segurança forte e armazenamento confiável. Como os dados são armazenados em locais diferentes, quebrados em blocos, mais fragmentados em partes, é quase impossível para qualquer pessoa além do proprietário de dados obter acesso a ele. Vamos dar uma olhada nesses serviços e o que eles podem oferecer às empresas.

Ao pensar em armazenamento peer-to-peer em nuvem imaginamos algo semelhante ao sistema de distribuição de arquivos BitTorrent, uTorrent, transmission,.. torrents em geral. Os usuários do Torrent aceleram a transmissão de arquivos armazenando o mesmo arquivo, ou partes dele, em vários locais. Quando novos usuários começam a baixar qualquer arquivo, eles também começam a compartilhá-lo no momento em que alguns blocos são baixados. Como não há um diretório “oficial” de arquivos BitTorrent, é quase impossível parar a distribuição.

Um serviço de armazenamento em nuvem peer-to-peer tem vários benefícios de segurança e outros sobre uma nuvem privada:

Os dados são armazenados e replicados em vários locais e países diferentes, mas divididos em “pedaços” menores. Isso garante a integridade dos dados, dificultando a obtenção de uma cópia de todo o arquivo pelos hackers.

  • A capacidade de baixar dados de várias fontes simultaneamente aumenta a velocidade da rede.
  • Os usuários internacionais obtêm melhor desempenho acessando dados de locais em diferentes regiões.
  • É mais confiável porque nenhuma localização única armazena todo o arquivo, e nenhuma empresa é responsável por isso. Mesmo se o provedor (ou rastreador) parar de funcionar ainda será possível recuperar as informações.

O BitTorrent Sync é um serviço de armazenamento em nuvem ponto-a-ponto simples. Ele oferece capacidade de armazenamento ilimitada ea capacidade de sincronizar arquivos entre dispositivos usando chaves exclusivas. Se um usuário tiver vários dispositivos na rede Sync, os arquivos serão distribuídos através deles, usando o caminho mais rápido. Isso é diferente dos serviços em nuvem tradicionais, que precisam enviar arquivos por meio de centros de dados centralizados. BitTorrent Sync é basicamente livre; Um serviço premium oferece alguns recursos adicionais, como proteção contra vírus, transmissão de vídeo e conversões de arquivos.

Outra empresa que usa este conceito, mas focando mais na segurança é a Tresorit. A empresa de nuvem baseada na Suíça usa nuvem peer-to-peer para distribuir arquivos criptografados completos em toda a sua rede europeia de servidores. Enquanto os dados são armazenados em vários países, eles são protegidos pelas leis suíças de privacidade. De acordo com o site da empresa “No Tresorit admin, hacker ou governo pode acessar seus dados. Hacking mesmo apenas um arquivo leva vidas. “Para provar seu ponto, a empresa oferece uma recompensa de US$ 50.000 para qualquer pessoa capaz de violar seu serviço.

Uma das principais empresas de armazenamento em nuvem peer-to-peer é o Symform. A empresa de cinco anos de idade está atualmente armazenando petabytes de informações em uma nuvem global peer-to-peer composta por milhões de unidades de servidores, caixas NAS e desktops de computador em mais de 180 países. Cada cliente também se torna um nó nesta rede maciça, compartilhando espaço de armazenamento em troca de preços melhores.

A tecnologia da empresa suporta escalabilidade perfeita e fornece benefícios como auto-cura e auto-proteção que permitem a migração de tecnologia simples e não disruptiva. Tudo é gerenciado por meio de um painel de gerenciamento de nuvem de 100% baseado na web e centralizado. Aplicativos como compartilhamento de arquivos, backup e arquivamento são fáceis de configurar, incluindo acesso de usuários, gerenciamento de dispositivos e limitações de largura de banda. No ano passado, a plataforma Symform foi adquirida pela Quantum, fornecedora de produtos especializados de proteção de dados e armazenamento escalável para capturar, compartilhar e preservar ativos digitais.Empresas como a Google e a Amazon já estão distribuindo seu armazenamento em nuvem em diferentes locais, oferecendo acesso rápido de diferentes regiões. Mas os dados em si são armazenados nos servidores das empresas, o que os torna um alvo potencial para hackers tentando obter acesso a esses dados confidenciais.

O armazenamento em nuvem peer-to-peer provavelmente não é adequado para grandes corporações que precisam gerenciar enormes quantidades de dados e precisam de serviços especializados, como virtualização. Mas peer-to-peer é muito atraente para SMBs que procuram ter acesso fácil aos seus arquivos on-line e compartilhar informações com diferentes locais de escritório, provedores e clientes. Ainda assim, eu não encorajaria as empresas a confiarem nas nuvens peer-to-peer como seu único depósito de dados. Os backups diários ou horários, off-line proporcionam tranquilidade.

 

Fonte: http://www.networkcomputing.com/cloud-infrastructure/peer-peer-cloud-storage-promises-security-reliability/269238553

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0